segunda-feira, 17 de agosto de 2009

COLETÂNEA POÉTICA DO GUARÁ - PREFÁCIO

PREFÁCIO

Desde tempos imemoriais, o ser humano busca compreender e dominar suas emoções, o que levou ao nascimento da filosofia e da psicologia. Cada uma, a seu modo, tem como objeto de estudo básico as emoções, assim como a influência dos sentimentos no comportamento de cada um de nós.
Mas nenhum estudo, nem mesmo todas as páginas de todos os tratados já redigidos, jamais foi capaz de traduzir as emoções, de conceder a visibilidade além da alma. Para isto, existe uma arte tão ou mais antiga que as outras. Para isto, existe a poesia.
É a poesia que revela o belo em tudo que nos cerca. É ela que torna o gesto concreto, faz a paisagem definitiva, forja nítida e inesquecível a melodia.
Sem a poesia, nem o bem nem o mal poderiam ser absorvidos, fornecendo as inestimáveis lições que iluminam nosso caminhar pela aventura da vida. É ela que impede que sejamos estéreis à dor, ou entorpecidos diante das alegrias.
Vivemos em uma cidade cercada de poesia, que flui em sua gente, brota em suas árvores, resplandece em cada nascer e pôr-do-sol, pulsa no cotidiano e se revela através das palavras de gente que vive e sente o Guará.
Este livro, mais do que uma coletânea dos trabalhos dos poetas desta cidade que amamos, é acima de tudo um justo testemunho da importância que devemos dar àqueles que não tentam compreender a alma humana, mas a traduzem, pois sabem que sem a poesia, só existe o nada.

Alírio Neto
Agosto de 2009.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial